quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE ENSINO

Plano de Ensino

Visão:

Até o final de cada disciplina ministrada ter passado aos alunos uma melhor idéia do que é ser empreendedor, usando para isso a interdisciplinaridade. Desta forma o aluno deverá está ciente dos riscos, medos, liberdade e características da vida moderna.

Missão:

Ofertar aulas de qualidade e descontraídas, buscando ao máximo a interação, o aprendizado e o amadurecimento do aluno.

Objetivo Geral:

Despertar no aluno e professor o sentido de uma nova metodologia de ensino e aprendizagem, interdisciplinar.

Objetivo Específico:
Levar os alunos a um estágio de consciência onde os mesmos tenham condições de se capacitarem e definirem suas aptidões.

Concatenar novas idéias de professores e alunos, rumo aos novos desafios da economia moderna.

Buscar disponibilizar para a sociedade empresarial, de médio e pequeno porte, uma mão-de-obra mais conceituada.

Procurar desmistificar a presença do técnico na organização de pequeno e médio porte.

Demonstrar através de plano piloto que as pequenas e médias organizações economizam mais quando orientadas por um agente externo capacitado.

Demonstrar para a classe empresarial que as organizações adoecem tanto quanto os humanos e que o tratamento começa pela cultura organizacional.

Realizar o perfil de cada turma identificando a que geração: (BABY BOOMER, X, Y, Z e U) pertence a sua maioria antes de desenvolver os ajustes da metodologia que será aplicada em particular.



Meta:
- Fazer com que pelo menos 60% das turmas absorvam tais conhecimentos;

- Tornar claro para pelo menos 90% das turmas as diferenças entre ser empreendedor ou ser empregado.



Estratégias:

Motivação:

- Ao longo de cada disciplina serão desenvolvidas e implementadas políticas motivacionais como se a sala de aula fosse uma empresa. Para isso considerar os princípios de: Abraham Maslow, Frederick Herzberg, Douglas McGregor, William Ouchi, Peter Drucker entre outros.

- Aulas participativas com brainstorm

- Será apresentado em todas as aulas um momento de descontração, preferencialmente no início de cada aula. Cada momento destes estará relacionado com a aula do dia.

- Esclarecimento das principais áreas que oferecem grandes oportunidades para o empreendedor.

- Serão utilizadas experiências de alguns empreendedores da nossa região.

- Será criado um banco de alunos aplicados e habilidosos com intuito de desenvolver artigos científicos, além de apresentá-los a sociedade empresarial local.

Avaliação:

Ao final de cada aula será feita uma avaliação da mesma e da participação dos alunos.
Cada participação proveitosa dos alunos será retribuída através de pontos que se somarão as notas finais dos mesmos.
Avaliação final será feita através de seminário e/ou prova escrita.
Os seminários deverão identificar tendências e aptidões dos alunos. Esta estratégia visa despertar a identificação com o objetivo de negócio ou área (segmento) de cada um em particular.
Como facilitador para o aluno identificar sua área ou segmento será feito relatos amplos da economia e tecnologia nos moldes atuais. Estes relatos estarão voltados para a visão do plano de ensino e a macro estrutura. Além dos reflexos sistêmicos das ações que vêm desencadeando o avanço tecnológico, a produção, o aumento na demanda e conseqüentemente; as doenças organizacionais. Para isso buscaremos centralizar o aluno em duas épocas: antes de 1950 e após 1950. .

Fechamento:

Para o fechamento das disciplinas serão sugeridas as visitas técnicas, de preferência em uma empresa que um dos membros desempenha suas atividades de trabalho. Com o objetivo de comprovar o que será repassado na sala de aula e tornar mais clara a visão de um empreendimento.
Finalmente dependendo do nível de participação e envolvimento da turma, será realizada uma pequena confraternização co-participativa, para reafirmar o compromisso e dispor contatos para esclarecer possíveis dúvidas futuras, relacionadas com a disciplina.

Relatório final de aula:


Foi criado um BLOG com o objetivo de dá feedback aos alunos. Desta forma será feito um relatório ao final de cada aula com dicas de comportamento e outras.


Relatório final da disciplina


Será apresentado um relatório final da disciplina com avaliação prévia dos alunos sem a devida identificação dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário