sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Aula dia 26/02/2009 - Gestão Empreendedora

RELATÓRIO AULA 26/02/2009.

Quinta-feira após o carnaval esperava-se encontrar a turma um tanto ressacada, no entanto a recepção foi bastante calorosa. Na medida em que, os alunos estavam ansiosos para dá continuidade ao desenvolvimento do seminário.
Desta forma, o remédio foi “arregaçar as mangas” e começar a aula. Muitas dúvidas, ainda, pairavam sobre o assunto (cadeia de suprimentos e atividades da logística) foram feitas muitas perguntas e muitas respostas foram dadas.
Falamos sobre a metodologia de avaliação do seminário, onde todos os grupos se avaliam entre si, isto é um grupo apresenta, o outro interroga, o terceiro comenta e o quarto avalia e determina uma nota.
Quando a euforia reinava na sala, lá por volta das 22:10h iniciou-se a apresentação do filme “hidrogênio”. Neste momento a turma parou e assistiu compenetrada a mensagem. Terminando o “DVD” dei continuidade à aula concatenando a idéia do filme com a visão da logística, além das doenças nas organizações por falta de gestão e as necessidades de uma boa consultoria para curar as verdadeiras causas e evitar que as pessoas entrem no mundo do rivotril.
Cumprida a missão desta noite, agora era só realizar mais uma provinha oral. Foram feitas duas perguntas para cada grupo que obtiveram aproximadamente 50% de aproveitamento.
Um detalhe interessante que devemos corrigir é a situação do pessoal de Areia Branca que não pode ficar até o final da aula para participar da prova oral. Neste caso podemos perceber o interesse das pessoas em participar, porém a impossibilidade de fazê-lo está ocasionando alguns constrangimentos.

CONSIDERAÇÕES:
Considero uma aula bastante proveitosa e participativa. Percebe-se claramente que os alunos estão entrando em um novo ritmo de aprendizagem, ou seja, em uma nova cultura, um novo comportamento.
Quanto ao filme “hidrogênio” considero, que foi o momento certo, pois quando se está mudando uma cultura é necessário que se encontre meios adequados para catalisar os novos rumos.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE ENSINO

Plano de Ensino

Visão:

Até o final de cada disciplina ministrada ter passado aos alunos uma melhor idéia do que é ser empreendedor, usando para isso a interdisciplinaridade. Desta forma o aluno deverá está ciente dos riscos, medos, liberdade e características da vida moderna.

Missão:

Ofertar aulas de qualidade e descontraídas, buscando ao máximo a interação, o aprendizado e o amadurecimento do aluno.

Objetivo Geral:

Despertar no aluno e professor o sentido de uma nova metodologia de ensino e aprendizagem, interdisciplinar.

Objetivo Específico:
Levar os alunos a um estágio de consciência onde os mesmos tenham condições de se capacitarem e definirem suas aptidões.

Concatenar novas idéias de professores e alunos, rumo aos novos desafios da economia moderna.

Buscar disponibilizar para a sociedade empresarial, de médio e pequeno porte, uma mão-de-obra mais conceituada.

Procurar desmistificar a presença do técnico na organização de pequeno e médio porte.

Demonstrar através de plano piloto que as pequenas e médias organizações economizam mais quando orientadas por um agente externo capacitado.

Demonstrar para a classe empresarial que as organizações adoecem tanto quanto os humanos e que o tratamento começa pela cultura organizacional.

Realizar o perfil de cada turma identificando a que geração: (BABY BOOMER, X, Y, Z e U) pertence a sua maioria antes de desenvolver os ajustes da metodologia que será aplicada em particular.



Meta:
- Fazer com que pelo menos 60% das turmas absorvam tais conhecimentos;

- Tornar claro para pelo menos 90% das turmas as diferenças entre ser empreendedor ou ser empregado.



Estratégias:

Motivação:

- Ao longo de cada disciplina serão desenvolvidas e implementadas políticas motivacionais como se a sala de aula fosse uma empresa. Para isso considerar os princípios de: Abraham Maslow, Frederick Herzberg, Douglas McGregor, William Ouchi, Peter Drucker entre outros.

- Aulas participativas com brainstorm

- Será apresentado em todas as aulas um momento de descontração, preferencialmente no início de cada aula. Cada momento destes estará relacionado com a aula do dia.

- Esclarecimento das principais áreas que oferecem grandes oportunidades para o empreendedor.

- Serão utilizadas experiências de alguns empreendedores da nossa região.

- Será criado um banco de alunos aplicados e habilidosos com intuito de desenvolver artigos científicos, além de apresentá-los a sociedade empresarial local.

Avaliação:

Ao final de cada aula será feita uma avaliação da mesma e da participação dos alunos.
Cada participação proveitosa dos alunos será retribuída através de pontos que se somarão as notas finais dos mesmos.
Avaliação final será feita através de seminário e/ou prova escrita.
Os seminários deverão identificar tendências e aptidões dos alunos. Esta estratégia visa despertar a identificação com o objetivo de negócio ou área (segmento) de cada um em particular.
Como facilitador para o aluno identificar sua área ou segmento será feito relatos amplos da economia e tecnologia nos moldes atuais. Estes relatos estarão voltados para a visão do plano de ensino e a macro estrutura. Além dos reflexos sistêmicos das ações que vêm desencadeando o avanço tecnológico, a produção, o aumento na demanda e conseqüentemente; as doenças organizacionais. Para isso buscaremos centralizar o aluno em duas épocas: antes de 1950 e após 1950. .

Fechamento:

Para o fechamento das disciplinas serão sugeridas as visitas técnicas, de preferência em uma empresa que um dos membros desempenha suas atividades de trabalho. Com o objetivo de comprovar o que será repassado na sala de aula e tornar mais clara a visão de um empreendimento.
Finalmente dependendo do nível de participação e envolvimento da turma, será realizada uma pequena confraternização co-participativa, para reafirmar o compromisso e dispor contatos para esclarecer possíveis dúvidas futuras, relacionadas com a disciplina.

Relatório final de aula:


Foi criado um BLOG com o objetivo de dá feedback aos alunos. Desta forma será feito um relatório ao final de cada aula com dicas de comportamento e outras.


Relatório final da disciplina


Será apresentado um relatório final da disciplina com avaliação prévia dos alunos sem a devida identificação dos mesmos.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

AULA 20/02/2009.- GESTÃO EMPREENDEDORA DE NEGÓCIOS - (LOGÍSTICA EMPRESARIAL)

RELATÓRIO AULA 20/02/2009.

Dia vinte de fevereiro, uma sexta-feira, à noite, pré-carnaval. Um grande desafio quando se trata de trabalhar com jovens desejosos da folia, principalmente quando este trabalho é ministrar aulas nos dois últimos horários, em uma universidade.

Ao chegar à sala de aula, esperei alguns minutos, até o horário normal para ver o que ia acontecer.


Não demorou muito e percebeu-se a presença de pelo menos oito alunos na sala. Como manda a boa praxi da gestão, reformulamos o planejamento da aula e aprendemos bastante.

Dei início à discussão contando uma pequena estória: Um belo dia um palestrante ao chegou a um grande auditório para ministrar uma palestra sobre um assunto bastante relevante para a época. Mas para sua surpresa, existia ali apenas um espectador. O palestrante não contou pipocas, imediatamente se dirigiu ao cidadão na platéia e lhe explica a situação. Em seguida pergunta:

- o Senhor gostaria de ouvir a palestra?

Na verdade o homem que ali estava, era um sábio e respondeu fazendo outra pergunta:

-Se o senhor tivesse um saco de milho e fosse alimentar um galinheiro, ao chegar ao local percebe que ali existe apenas uma galinha. Mesmo assim o senhor alimentaria esta galinha?

O palestrante meio em dúvidas afirmou que sim e logo entendeu que o sábio gostaria ouvir a palestra. E deu-se inicio ao tema.
Algumas horas depois ao término do assunto. O palestrante se dirige ate o ouvinte e pergunte se realmente tinha valido a pena ter ficado ali o tempo todo.

O sábio responde:

- Se o senhor tivesse um saco de milho e fosse alimentar um galinheiro, ao chegar ao local percebe que ali existe apenas uma galinha. O senhor daria todo o saco de milho para a galinha?

Moral da estória:

Adiantamos as informações a respeito do seminário, aproveitamos para revisar a primeira parte da matéria, falamos sobre a prova e assuntos relevantes que deveriam ser cobrados. Tiramos todas as dúvidas quanto à cadeia de suprimentos, que foram colocadas (perguntadas), além de apresentar um vídeo sistêmico simbolizando o início da história do homem.

CONSIDERAÇÕES:

Considero aqueles alunos que foram à aula, na sexta-feira; pessoas comprometidas, pro – ativas com alto índice de empregabilidade. Ou seja, possivelmente serão pessoas vencedoras. Quanto aos demais estes terão o seu próprio tempo, talvez um pouco mais tardio.

Quanto à aula, foi bastante proveitosa e participativa. Os que estavam presente participaram mais uma vez da prova oral e foram recompensados com alguns pontos para somar com a prova.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Aula 17/02/2009 - MARKETING DE VENDAS-Mossoró-Rn

Relatório da aula 17/02/2009
Após ter mudado a metodologia de aula, isto é, ser um pouco mais exigente com os alunos, quanto ao comportamento em sala de aula e demonstrá-los que é apenas uma reação ao comportamento inadequado, percebeu-se uma melhora progressiva, ou seja, a nova reação dos mesmos foi positiva.
Exigências implementadas:
1 – A prova oral, costumeira de sala, passou para o final da aula, nos 20 minutos finais.
- Nesta prova aproveita-se para fazer revisão da matéria, motivar o aluno e cumprir o horário.
2 – A apresentação da conferência de Bill Gates com ênfase nos onze ensinamentos que não se aprende na escola, relacionando aos erros similares dos alunos foi bastante apelativo.
- O resultado também foi imediato
3 – Outra política motivacional aplicada neste dia foi a informação de que o nível das aulas ministradas era de pós-graduação.
- A princípio alguns alunos demonstraram que o nível era alto e um pouco difícil, no entanto, a dedicação e participação passaram a ser mais intensa, visto que, estar participando de um nível melhor foi o catalisador de uma maior satisfação pessoal por parte dos alunos.